A ACV, a editora Novembro e a autora têm o prazer dos vos convidar para a apresentação do livro “Burro, sim senhor!” de Luísa Fresta. A sessão terá lugar no próximo dia 04 de Junho de 2022 (Sábado), pelas 15h30 nas nossas instalações (Rua Duque de Palmela, nº 2, oitavo andar, ao Marquês de Pombal).
Sessão de Leitura com:
Regina Correia
Paula Lourenço
Luísa Fresta
Sessão de Autógrafos
Sinópse
«Neste conjunto de textos e de desenhos que não buscam ser rotulados estão homenageados certos animais reais, alguns dos quais se fixaram “No reino do coração e da memória“. Eles continuam a ser lembrados, com alegria e ternura, por aqueles com quem mantêm ou desenvolveram uma relação de proteção mútua e proximidade. Parte das suas histórias foi-me contada em conversas inesperadas e fotografias, ao longo de meses e anos. Longe de serem biografias ou retratos, têm o tom solto das narrativas abertas, inspiradas na vida destes bichos folgazões, atrevidos, malandros, corajosos, impetuosos, elegantes, provocadores ou determinados.
“Conversar e versejar com animais“, o primeiro capítulo do livro, abre com o poema narrativo intitulado Burro, Sim Senhor!. Vamos todos ser confrontados com situações que porventura nos esperam algures. Respeitar o espaço alheio, ser prudente, desvalorizar as críticas maldosas e sem fundamento, aceitar os diversos pontos de vista ou reconhecer o instinto animal, que não deve ser confundido com crueldade… em suma, treinar a tolerância.
Burro, Sim Senhor! é um livro ilustrado, sonhado para proporcionar diversão em família, com os mais novos e os mais velhos. Pretende afirmar-se como um descontraído pretexto para reaprendermos a apreciar o convívio familiar através da leitura partilhada centrada na convivência com animais, nesta enorme casa comum chamada Terra.»
Publicou em 2012/13 uma série de crónicas sobre as décadas de 70/80 em Luanda, no Jornal Cultura – Jornal Angolano de Artes e Letras, com o qual colaborou até 2015, e publicou também em diversas revistas on-line (Samizdat e Subversa).
Escreve desde 2013 no portal O Gazzeta, coordenado por Germano Xavier, e desde 2014 publica prosa e poesia no portal Entrementes – Revista Digital de Cultura. Desde 2016 escreve também no jornal digital Artes&Contextos.
Sobre cinema (essencialmente lusófono e africano francófono) mantém participações episódicas através de artigos de opinião no site de crítica de cinema Africiné, portal BUALA, revista Awotele, e manteve, até 2015, duas colunas na revista METROPOLIS. Em 2016 integrou o júri do comité de pré-seleção da representação pan-africana do Festival l’Arbre d’Or (filmes documentários- Gorée/ Senegal).
Obras da Autora
– 49 Passos/ Entre os limites e o infinito (poesia), Chiado Editora, 2014
– Contexturas (contos, baseados em quadros de Armanda Alves, coautora), Livros de Ontem, 2017
– Março entre meridianos (poesia, 1º prémio “Um Bouquet de Rosas para Ti”), MAAN, 2018 e Livros de Ontem, 2019 (reedição)
– LER&CONTAR (projeto coletivo pro bono; contos infantojuvenis de doze autores angolanos, para colecionar e imprimir), Noitibó Confraria, 2020.
– Participação com o conto O organizador de bichas, uma história de guerra.
– A fabulosa galinha de Angola (infantojuvenil), Editorial Novembro, 2020
– Sapataria e outros caminhos de pé posto (contos), Editorial Novembro, 2021
– BURRO, SIM SENHOR! (infantojuvenil), Editorial Novembro, 2021
Licenciada em Filologia Germânica, foi professora do ensino secundário em Angola, Portugal e na Alemanha. Autora de guiões poético-musicais, prefácios e recensões públicas de livros, integra antologias poéticas e de ficção, em Portugal e no Brasil. É autora de duas obras de ficção:
– Os Enteados de Deus
– Uma Borboleta na Cidade
E de três livros de poesia:
– Noite Andarilha
– Sou Mercúrio, Já Fui Água
– Conjugação de Mapas
Venceu Prémios Clarice Lispector de Melhor Poeta do Ano (2018) e Melhor Livro de Poesia (2021), pela editora ZL Books, do Rio de Janeiro. É membro da Associação Portuguesa de Escritores (APE). Participou na primeira Reunião Multipartidária de Angola, em 1992.
Realizou os seus estudos em Portugal, onde concluiu a Licenciatura em Economia e também em Matemática na Universidade Nova de Lisboa. Fez estudos em Psicologia Educacional na Universidade Clássica de Lisboa e profissionalizou-se através desta na Área de Ensino.
Desde jovem foi sempre muito ligada ao mundo das artes, tendo feito formação em dança contemporânea, dança jazz, danças de salão, danças tradicionais portuguesas e fotografia. Trabalhou na área da gestão empresarial mas foi o ensino e as artes que lhe conquistaram maior espaço no coração.
Atualmente professora do Ensino Secundário nos grupos de Economia e Matemática, conta com vários trabalhos e colaborações nas áreas do canto, dança, realização de eventos, fotografia, literatura e artes plásticas.
Nos últimos anos tem vindo a promover junto das Bibliotecas Escolares o gosto pela escrita e pela leitura através da apresentação de poemas /contos de vários autores e conversas com os alunos. Neste momento encontra-se muito ligada ao estudo e formação na área de educação com autistas.