Encontro - Os 50 Anos do 25 de Abril

Encontro – Os 50 Anos do 25 de Abril

Publicado em: Agenda | 0

As Mulheres de Abril

A ACV, a Mulheres Socialistas e o Coletivo Teatral Saaraci, têm o prazer dos vos convidar para o Encontro com a Comunidade: Os 50 anos do 25 de Abril – As Mulheres de Abril.

Com a participação de:

  • Ângela Benoliel Coutinho – “A Mulher em Amílcar Cabral”
  • António Firmino – “Militar de Abril” 
  • Celeste Correia, “A vivência de uma jovem Cabo-Verdiana em Portugal em 25 de Abril de 1974”
  • Daniel de Pina – “A luta do Cabo-Verdiano em Portugal no 25 de Abril de 1974”
  • João Branco – “Apresentação da Peça de Teatro: Dona Pura e os Camaradas de Abril”, a partir do Romance de Germano de Almeida.
  • Lídia Praça – “São Flores de Amor os Cravos de Abril”
  • Sara Amâncio, “O percurso de estudante, a Reclusa, a Exilada e o Regresso a Portugal.” 
  • Moderação: Aurora Almada Santos 

Momento Cultural com a participação de:

  • Carla Correia
  • Heloisa Monteiro
  • Teresa Noronha

A sessão terá lugar no próximo dia 11 de Abril de 2024 (Quinta-feira), pelas 18h nas nossas instalações (Rua Duque de Palmela, nº 2, oitavo andar, ao Marquês de Pombal)

Haverá também um Jantar a partir das 20h30.


Encontro - Os 50 Anos do 25 de Abril


Ângela Benoliel Coutinho

Ângela Benoliel Coutinho

Investigadora

Obteve o doutoramento em História da África Negra Contemporânea pela Universidade de Paris I – Panthéon – Sorbonne, em 2005.

Foi leitora no Departamento de Português na Universidade de Paris X – Nanterre, em França, docente no ensino superior privado no Mindelo, em Cabo Verde e bolseira de pós-doutoramento da FCT (Ministério da Ciência – Portugal).

Tem artigos e capítulos de livros publicados em diversos países, tendo a sua tese de doutoramento intitulada “Os dirigentes do PAIGC – da fundação à cisão, 1956-1980” sido publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Desde 2007 tem também participado na organização de colóquios internacionais em Portugal e em Cabo Verde e colaborado em projectos de salvaguarda do património histórico de Cabo Verde, com financiamento da BREDA/UNESCO – Dakar, do World Monuments Fund – New York e da Fundação Rosa Luxemburgo – Alemanha.

Actualmente, é investigadora integrada no IPRI/Universidade Nova de Lisboa, e associada ao CEIS20 – Universidade de Coimbra.


António Firmino

António Firmino

Professor e Artista Plástico

Nasceu em Mindelo, São Vicente, cujas gentes vivências e folclore servem de tema para as telas que vai fazendo em paralelo com uma intensa atividade docente, como professor de Inglês e Francês.

Colabora desde 1987 com jornais e publicações periódicas de Cabo Verde, com artigos de opinião, e assina também ensaios para algumas publicações ligadas a Cabo Verde.
António Firmino assume-se como um artista plástico autodidata.

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês-Português) pela Universidade Nova de Lisboa, detém um Diplôme Supérieur d´Etudes Françaises, pelo Instituto Franco-Português de Lisboa e pela Universidade de Toulouse, França; duas pós-graduações em Inglaterra (ESP Teaching Course, IELE. University of Lancaster, Maritime English Course, Plymouth Polytechnics), e é mestre em Comunicação Educacional Multimédia, pela Universidade Aberta de Lisboa. É músico, toca violão e compõe.

Desde 2002, participa em várias exposições coletivas e individuais em espaços culturais, associações cabo-verdianas, e afins, das quais destacamos as seguintes:

2003 – Albufeira, Noite Cabo-Verdianas, individual, Galeria Municipal
2004 – Sintra, individual, Espaço Dançante – Complexo desportivo Municipal
2005 – Minas Gerais,Brasil, individual
2006 – Odivelas, Câmara Municipal, individual.
2007 – Roterdão, Holanda, individual.
2012 – Odivelas, III Bienal das Culturas Lusófonas. Câmara Municipal
2013 – Odivelas, IV Bienal das Culturas Lusófonas, Centro Cultural da Malaposta
2013 – Macau, Haverá Sol – exposição coletiva de arte contemporânea dos
Países de língua portuguesa. Casa-Museu da Taipa
2014 – Lisboa, individual, Galeria Arte Periférica, Centro Cultural de Belém
2014 – Lisboa, individual, Chapitô
2015 – Lisboa, individual, Centro Intercultura Cidade
2016 – Lisboa, individual, Associação Cabo-Verdiana
2018 – Almada, individual, Associação Cabo-Verdiana
2019 – Lisboa, colectiva, Centro Cultural de Cabo Verde
2020 – Lisboa, colectiva, Centro Cultural de Cabo Verde
2022 – Lisboa, individual, Restaurante Galeria Luso África


Celeste Correia

Celeste Correia

x


x


Daniel de Pina

Daniel de Pina

x

x


João Branco

João Branco

Diretor Artístico da Saaraci Coletivo Teatral

João Guedes Alves Branco. Encenador, ator, investigador, professor de teatro e gestor cultural é um nome incontornável do panorama teatral lusófono, com vários prémios internacionais de reconhecimento pelo seu percurso enquanto dinamizador das artes cénicas no espaço global e, especificamente, no mundo de língua portuguesa.

Mestre em Artes Cénicas e Doutor em Comunicação, Cultura e Artes.

Tendo dirigido mais de 70 produções teatrais enquanto encenador, também tem participado como ator em produções cénicas, filmes e televisão.

É fundador e diretor artístico desde a sua fundação do Festival Internacional de Teatro do Mindelo Mindelact, o mais importante evento de artes performativas da África Continental.

Foi duplamente condecorado, pela Presidência da República de Cabo Verde (com a 1ª Classe da Ordem do Vulcão) e pela Presidência da República de Portugcal (Comenda de Mérito). Em ambos os casos, as razões apontadas foram a sua importância na dinamização cultural e teatral no espaço lusófono.


Lídia Praça

Lídia Praça

Jurista e Escritora

Lídia Praça nasceu em Bragança. Licenciou-se em Direito, na Universidade Católica e obteve uma pós-graduação em Estudos Europeus. É jurista e quadro superior dirigente da Administração Pública.

Foi perita do Estado português, na direção-geral da concorrência, da União Europeia, em Bruxelas e membro do grupo interministerial no II plano nacional para a igualdade, cidadania e género.

Foi assessora do secretário de estado da juventude e desporto, no XIX Governo Constitucional.

Foi presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, vogal do conselho de administração da Movijovem e vogal da comissão liquidatária da Fundação para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação.

É embaixadora de ética desportiva, vice-presidente nacional da União Hispanomundial de Escritores, membro do conselho consultivo do Observatório do Mundo Islâmico e secretária do conselho fiscal. É membro da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas e membro honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora.

Em 2021, recebeu o prémio César Vallejo à excelência na defesa da paz e justiça social e em 2022, o prémio Águila de Oro à excelência humanística.

É autora de artigos de opinião, em órgãos de comunicação social, participa em programas de televisão e é conferencista em colóquios, conferências e seminários, na área da lei e da justiça e, também dos direitos humanos.

Tem vários livros publicados, destacando-se nos contos e narrativas, romance e poesia.


Sara Amâncio

Sara Amâncio

Ativista e Ex-Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa

Nasceu em 1946, em Lisboa, ativista estudantil durante a crise académica de 1962, foi presa em 1965. Militante do MES de 1976 a 1979 e, anos mais tarde, em 1985, aderiu  ao PS.
Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa na lista do PS, 1994-1998.


Aurora Almada e Santos

Aurora Almada Santos

Investigadora

Investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde se tem dedicado ao estudo da dimensão internacional da descolonização portuguesa.

É autora de diversas publicações, designadamente capítulos de livros e artigos em revistas científicas.

Tem participado, com a apresentação de comunicações, em encontros científicos nacionais e internacionais.

No âmbito das suas funções de investigadora merecem ainda destaque o desempenho de outras atividades como a edição de publicações, a organização de conferências, a revisão de artigos e a execução de projetos de investigação.


Agenda

Quinta-feira – 11 Abril 2024 – 18h

Associação Caboverdeana
Rua Duque de Palmela
Nº2 – 8º Andar – Lisboa


Jantar

Ementa


Prato


Cachupa Rica c/ Arroz Branco

Bebidas durante a hora do Jantar


Água, sumos e vinho

Sobremesa


Salada de Frutas e Doce de Côco

PREÇO:1
5€ 



Reservas

ReservasLotação Limitada
Até às 16h do dia 10 de Abril (4ª feira)
213 531 932