Eugénio Tavares - Mestre da Língua Portuguesa

Apresentação do Livro – Eugénio Tavares – Mestre da Língua Portuguesa – Jorge Chichorro Rodrigues

Publicado em: Agenda | 0

A ACV, o Mil: Movimento Internacional Lusófono e o autor, têm o prazer dos vos convidar para a apresentação do livro “Eugénio Tavares – Mestre da Língua Portuguesa” de Jorge Chichorro Rodrigues.

A apresentação estará a cargo de Eugénio Tavares de Sena e Renato Epifânio.

A sessão terá lugar no próximo dia 20 de Janeiro de 2024 (Sábado), pelas 18h30 nas nossas instalações (Rua Duque de Palmela, nº 2, oitavo andar, ao Marquês de Pombal)



Sinopse

Numa ilha cheia de flores e de crioulas bonitas, situada a meio do oceano Atlântico, nasceu um menino que não tardou a revelar-se poeta. Mas ele não era poeta apenas graças às belas canções que compunha, e que na sua terra se chamavam mornas; era-o também porque jamais se vergava à prepotência dos poderosos e porque defendeu com toda a veemência os direitos do seu povo e a dignificação da sua língua nativa – o crioulo.

Grande admirador da cultura portuguesa e da cultura universal, que chegavam à ilha de navio, em vagas sucessivas de livros, foi sempre sua intenção elevar a instrução e a cultura do seu povo, para o libertar do obscurantismo e da escravidão. Exilado, preso, incompreendido pelos medíocres e pelos corruptos, a frontalidade e a determinação nunca o abandonaram. 

Acarinhado pelo povo, que lhe chamava afetuosamente Nhô Tatai, ao partir deixou atrás de si, como uma estrela, um rasto de Luz, e o título de «Príncipe das Ilhas de Cabo Verde». Até aos dias de hoje, quando se ouve uma morna, é um pedaço da sua alma que vem acariciar o povo da sua terra…


Jorge Chichorro Rodrigues

Jorge Chichorro Rodrigues

Autor da Coleção “Mestres da Língua Portuguesa”


Eugénio Tavares de Sena

Eugénio Tavares de Sena

Sobrinho de Eugénio Tavares e Presidente da Fundação Eugénio Tavares


Renato Epifânio

Renato Epifânio

Presidente do MIL: Movimento Internacional Lusófono


Agenda

Sábado – 20 Janeiro 2024 – 18h30

Associação Caboverdeana
Rua Duque de Palmela
Nº2 – 8º Andar – Lisboa