Versos do Atlântico Insular

Lançamento do livro – Versos do Atlântico Insular

Publicado em: Agenda | 0

A ACV e o autor têm o prazer dos vos convidar para a apresentação do livro “Versos do Atlântico Insular” de Fredilson Semedo. A apresentação estará a cargo de José Luís Hopffer Almada, Florizandra Delgado P. Barros e Carlos Sena Júnior. Terá como convidado especial, Paul Kalambay.
Haverá também, uma demonstração de peças de Artesanato pelo Carlos Dias da Afrobloods.

A sessão terá lugar no próximo dia 22 de Setembro de 2023 (Sexta-Feira), pelas 18h30 nas nossas instalações (Rua Duque de Palmela, nº 2, oitavo andar, ao Marquês de Pombal).



Fredilson Semedo

Fredilson Semedo

Jurista e Escritor

Nascido e criado em Cabo-Verde na Ilha de Santiago, aos 11 anos de idade emigrou para Portugal. Aqui, prosseguiu a sua vida estudantil tendo obtido dois diplomas no 12º ano, um de integração no Quadro de Excelência e o outro de integração no Quadro de Valor na Categoria de Mérito Desportivo.

No desporto praticou atletismo representando vários clubes a nível juvenil ganhando diversos prémios e distinções pelos resultados obtidos e pelo espírito competitivo.

É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL-UL) e pós-graduado em Ciência da Legislação e Legística no Instituto de Ciências Jurídico-Política (ICJP). Frequentou o curso de pós-graduação em Contencioso Administrativo e Tributário também no ICJP.

A nível de associativismo académico, em novembro de 2017 foi eleito como Vogal da Ação Social do Núcleo dos Estudantes Africanos da FDL-UL, no qual, entre outras iniciativas, criou e coordenou o projeto solidário Missão Abraçar Moçambique que teve o objetivo de ajudar as vítimas do Ciclone Idai da cidade da Beira. Mais tarde em março de 2019 foi eleito como Presidente da Assembleia Geral dos Alunos da União de Estudantes Cabo-Verdianos em Lisboa-UECL. Apresentou a demissão deste cargo, candidatou-se a Presidente da Direção desta associação de estudantes sendo eleito em março de 2020 para esta função representativa dos estudantes Cabo-Verdianos em Lisboa. No Núcleo dos Estudantes Africanos da FDL-UL desempenhou ainda a função de Presidente do Conselho Fiscal. 

Em 2020 foi distinguido como um dos Cem Jovens Mais Influentes da Lusofonia.

Atualmente é jurista e escritor. Versos do Atlântico Insular é o primeiro livro escrito. Recentemente o seu poema BULIMUNDO foi selecionado para integrar o Volume XV da Antologia de Poesia Portuguesa Contemporâneo “ENTRE O SONO E O SONHO”.


José Luís Hopffer Almada

José Luís Hopffer Almada

Jurista, ensaísta, poeta, analista e comentador radiofónico.

Nasceu na ilha de Santiago, Cabo Verde, a 9 de Dezembro de 1960.
Licenciado em Direito pela Universidade Karl Marx, de Leipzig, é pós-graduado em Ciências Jurídicas, em Ciências Políticas e Internacionais e em Ciências jurídico Urbanísticas pela Faculdade de Direito de Lisboa.

Foi Técnico Superior da Secretaria -Geral do Governo, da Secretaria de Estado da Promoção Social, do Instituto Nacional da Cultura e do Instituto Nacional da Investigação e da Promoção Culturais.
Desempenhou as funções de Director do Gabinete de Assuntos Jurídicos e Legislação da Secretaria -Geral do Governo.

Associado a diversas iniciativas culturais em Cabo Verde, como o Movimento Pró-Cultura (1986), o suplemento cultural Voz di Letra do jornal Voz di Povo (1986-1987) e a revista Pré-Textos, foi Director da revista Fragmentos (1987-1998); co-fundador da Spleen – Edições (1993) e dirigente da Associação de Escritores Cabo-Verdianos (1989-1998).

Foi ainda membro da Comissão Nacional para o Acordo Ortográfico do Rio de Janeiro sobre a Língua Portuguesa de 1986, da Comissão Nacional da Língua Caboverdiana, do Conselho Nacional da Cultura e do Grupo para a Padronização do Alfabeto Unificado para a Escrita do Cabo-Verdiano.

Participação regular em colóquios, em diversos países (Senegal, Cuba, Bélgica, Brasil, Angola, Portugal, Holanda, Suíça, Moçambique, Itália).

Colaboração assídua em jornais e revistas culturais e jurídicas (incluindo em formato electrónicio), com destaque para Fragmentos, Pré-Textos, Direito e Cidadania, Lusografias, A Semana, Buala, Triplov, CK)ultura (Revista do Ministério da Cultura), Cultura (Revista Angolana de Artes e Letras), etc.

Está representado em diferentes colectâneas e antologias poéticas e ensaísticas nacionais e estrangeiras, com destaque para Changing Africa,- The First Literary Generation of Independent Cape Verde, de Gerald Moser, Criolo ou Black Portuguese, organizada por Dulce Araújo, Vozes Poéticas da Lusofonia, organizada por Luís Carlos Patraquim, Rostos da Língua, organizada por Eduardo White, Cabo Verde-Insularidade e Literatura, organizada por Manuel Veiga, Cape Verde- Language, Literature &Music (coordenação de Ana Mafalda Leiter); Cabo Verde – Trinta Anos de Cultura, organizada por Filinto Elísio Correia e Silva, Daniel Spínola e Joaquim Morais, Claridade – A Palavra dos Outros, organizada por Auzenda Silva e Fátima Bettencourt, Entre África e a Europa – Nação, Estado e Democracia em Cabo Verde, organizada por Cristina Montalvão Sarmento e Suzano Costa.


Florizandra Delgado P. Barros

Florizandra Delgado P. Barros

Professora de Ensino Básico Obrigatório

Nasceu na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, Cabo Verde, no dia 27 de fevereiro de 1983.

Fez os estudos primários e secundários na sua ilha natal. Formou-se em Educação de Infância na Escola de Formação de Professores, Instituto Pedagógico da Praia e Licenciou-se em Ensino Básico, Língua Portuguesa e Estudos Caboverdianos, pela UNICV-FAED.

É professora de Ensino Básico Obrigatório.

Em 2012, foi um dos integrantes do fanzine de poesia e banda desenhada “Banda Poética”. Em junho de 2015, lança a primeira obra literária, o livro infanto-juvenil “O melhor amigo”.

Foi co-autora das antologias de historias carnavalescas e de assombração “Ninguém leva a mal” e “sexta feira 13”, da editora Sui-generis, Lisboa em 2017.

Em 2021, arrebatou o 1º e 3º prémio no Concurso de Dramaturgia “Festival de Teatro do Atlantico, TEARTI”, Cabo Verde.


Carlos Sena Junior 

Carlos Sena Junior 

Engenheiro informático

Fundador da empresa Cybersecurity CV -Empresa de Cybersecurity 100% nacional Voltada ao desenvolvimento de software e cybersegurança Projectos: Criação da plataforma de denúncias anónimas, para vitimas de VBG (violência baseada no género)e crianças em risco em parceria com o ICIEG E ICCA e o ministério da família.

Desde muito cedo desenvolveu a paixão pela cybersegurança e prometeu a si mesmo que quando tivesse as condições necessárias iria contribuir de forma ativa para o desenvolvimento dessa área em cabo verde.

Assim nasceu a primeira empresa de Cybersecurity 100% nacional, que tem como objetivo aproveitar os talentos nacionais e capacitar os jovens nesta área, ainda recente no nosso contexto que ainda tem muitos desafios a serem ultrapassadas.


Agenda

Sexta-Feira – 22 Setembro 2023 – 18h30

Associação Caboverdeana
Rua Duque de Palmela
Nº2 – 8º Andar – Lisboa