Friedemann Vogel

Dia Internacional da Dança 2021

Publicado em: Notícias | 0
NP:
A dança é uma leitura, não uma escrita!
A dança é o preâmbulo da eternidade!
A dança é da ordem do legível, Ela (a Dança) não existe sem
Enfim, 
sursum corda!
na verdade:
Se a dança é um pensamento, é destarte, pela sua
legibilidade,
como extremo efeito de uma leitura feliz!
KWAME KONDÉ

Exórdio:

O Dia Internacional da Dança foi criado pelo Comité Internacional da Dança do Instituto Internacional do Teatro (IIT) em 1982, e desde o primeiro dia da sua feliz criação, teve sempre, sempre dançarinos eminentes e coreógrafos para escrever a Mensagem deste Dia, quão relevante e especial.

O Dia Internacional da Dança, denominada outrossim, Dia Mundial da Dança, é uma celebração mundial iniciada pelo Instituto Internacional do Teatro, um dos principais parceiros da UNESCO no domínio das artes da cena. Este Dia foi criado em 1982 enquanto símbolo do valor criativo e social da dança.

Anualmente, uma personalidade excepcional do mundo da dança é escolhida para escrever uma mensagem para o Dia Mundial da Dança, Mensagem essa que é distribuída e difundida no mundo inteiro.

Este ano de 2021, o autor da Mensagem é o bailarino alemão, Friedemann Vogel, um dos egrégios valores do presente, no mundo da dança/Ballet.

Outrossim e, ainda: Um evento principal é identicamente organizado pelo IIT, no âmbito desta celebração, assaz marcante!

O Dia Internacional da Dança é celebrado anualmente a 29 Abril, data do aniversário do bailarino mestre e professor de Ballet francês, Jean-Georges Noverre (1727-1810), frequentemente considerado como o pai do Ballet moderno.

Este ano 2021, o Dia tem lugar na Quinta-feira, dia 29 Abril.

O Dia Internacional da Dança é celebrado outrossim e, ainda, pelas comunidades da dança do mundo inteiro e, presentemente existe numerosos eventos vinculados ao dia que não estão diretamente associados ao IIT. As sociedades de dança, os estúdios, as equipas e as cenas do mundo inteiro celebram o Dia Internacional da Dança, organizando espetáculos, cursos, conferências ou danças simples para partilhar a sua paixão.

A ideia do Dia Internacional da Dança transcende as cenas de dança e toca os profissionais, os amadores de dança e os amadores mais apaixonados. Quer se trate de dança de rua ou de ballet, de dança contemporânea ou Jazz, sapateados ou de danças tradicionais locais, o Dia Internacional da Dança está aberta à todos, sem exceção!

Os objectivos do Dia Internacional da Dança são:

  1. Promover a Dança sob todas as suas formas através do mundo
  2. Sensibilizar os agentes ao valor da Dança sob todas as suas formas
  3. Permitir às comunidades de Dança promover o seu trabalho à grande escala a fim que os governos e os líderes de opinião estejam conscientes do valor e da relevância desta forma de arte
  4. Apreciar a Dança sob todas as suas formas para o seu próprio bem
  5. Partilhar a alegria da Dança com os outros.

Do Comité Internacional da Dança:

O Comité Internacional da Dança procura desenvolver o estudo e a prática da Dança por atividades tais como o apadrinhamento de festivais internacionais, a organização de ateliers para jovens profissionais e eventos vinculados ao Dia Internacional da Dança. Por seu turno, o Instituto Internacional da Dança e o Comité internacional da Dança colaboram com a Aliança Mundial da Dança e outros organismos de Dança, tanto ao nível nacional como ao nível internacional.

Mensagem do Dia Internacional da Dança 2021

Pelo Bailarino de Ballet, o alemão Friedemann Vogel

Tudo principia pelo movimento… um instinto ancorado em cada um de nós. A dança é um movimento elaborado com o fim de comunicar. Conquanto uma técnica sem falha seja fundamental e impressionante, é o que o bailarino, ulteriormente exprime no interior do movimento que constitui a sua essência.

Enquanto bailarinos estamos constantemente em movimento, procurando criar momentos inolvidáveis. Seja qual for o estilo de dança, é o que cada bailarino se esforça realizar. Então, quando de repente já não estamos autorizados à dançar em frente dos teatros fechados e festivais anulados, os nossos mundos interrompem-se. Nenhum contacto físico. Nada de espetáculos. Nada de público. Nunca na história recente, a comunidade da dança não foi deste modo, encostada à parede permanecendo motivada, encontrar a nossa razão de ser.

Contudo, é precisamente quando esta cousa preciosa desviada que apreciamos plenamente à que ponto o que fazemos é vital, e quanto a dança significa para a sociedade no seu conjunto. Os bailarinos são amiúde celebrados pelas suas proezas físicas, enquanto de facto somos mais ainda animados pela nossa força mental. Creio que é precisamente esta combinação única de agilidade física e psicológica que nos ajudará à superar, à nos reinventar para continuar a dançar e inspirar.

(Versão portuguesa de Francisco FRAGOSO)

Sucinto perfil biográfico do Autor da Mensagem Internacional da Dança 2021

O Bailarino alemão Friedemann Vogel

Friedemann Vogel nasceu a 1 Agosto 1979. É um bailarino alemão que se apresenta com o Ballet de Estugarda como dançarino principal e, identicamente, como artista convidado frequentemente, em grandes companhias de Ballet em todo mundo, inclusive o Ballet de Teatro La Scala de Milão e o Ballet Bolshoi de Moscovo.

Recebeu vários prémios de dança de elevado prestígio, incluindo o Prix de Lausanne (1997), Prix de Luxemburgo (1997), Eurocity Competition na Itália, USA International Ballet Competition (1998) e Erik Bruhn Prize (2002). Em Setembro 2015, recebeu o título nacional de Kammertanzer a maior homenagem na Alemanha que pode ser concedida a um dançarino. No ano seguinte, 2016, recebeu o “Prix Maya” de “Outstanding Dancer” ao lado de Aurélie Dupont e Diana Vishneva.

Em 2019 foi eleito “Dançarino do Ano” pelo prestigioso jornal TANZ, tornando-se o único dançarino do mundo a receber duas vezes esta relevante distinção. Em 2020 é homenageado com o Prémio “Outstanding Performer” pelo prestigioso German Dance Prize pela sua longa e ilustre carreira internacional, e como um intérprete de dança único, como protagonista da sua relevante consubstanciação de vigorosos retratos emocionais e excelente técnica.

Em 2021, foi selecionado para ser o autor da Mensagem oficial do Dia Internacional de Dança 2021 pelo Instituto Internacional de Teatro (IIT) a maior organização de artes cénicas do muno, fundada em 1948 pela UNESCO.

E, como complemento elucidativo: Friedemann Vogel, Alemanha

Dançarino de Ballet

“Uma star mundial que nunca perdeu a terra sob os seus pés”. É deste modo, que o magazine Tanz descreveu Friedemann Vogel em 2019, quando foi eleito pela segunda vez “Dançarino do ano”. No ano seguinte, o prestigioso prémio alemão da dança homenageou este dançarino principal do Ballet de Estugarda, que se viu atribuir a recompensa de “Dançarino de exceção” em e como reconhecimento da sua longa e ilustre carreira internacional.

Sabendo que queria ser dançarino desde muito tempo que ele possa recordar, não é quiçá surpreendente que a primeira longa-metragem documentário à seu respeito se intitula Friedemann Vogel – A Encarnação da dança. Desde mais de 20 anos, este artista de génio foi premiado várias vezes e se produziu em cenas artísticas apreciadas e admiradas através do mundo, designadamente Scala de Milão Bolchoi de Moscovo, passando pelo World Ballet Festival de Tóquio. Seduzindo outro tanto a crítica como o público, é celebrado outrossim pelas suas interpretações profundamente comoventes em ballets dramáticos, como bem assim, pelas suas performances electrizantes em obras mais contemporâneas. Friedemann recebeu o título de “Kammertanzer” – a mais alta distinção para um dançarino na Alemanha.

E, em jeito de EPÍLOGO:

A) A Dança é a marcha, o salto, o movimento, piparote, o que se queira — a própria imobilidade — pensamentos, acompanhados de consciência iluminante e exposições. Em glória, quiçá mesmo! Como a literatura é a glória dos vocábulos, ela (a dança) é a glória dos gestos, das atitudes. A Dança é legível sobretudo e, enfim pela sua atitude sublime à fazer parecer, à seu modo, com a sua modesta ou grandes apetrechos de corpo (leia-se: o ser de toda cousa): gesto, atitude, no entanto, identicamente alegria, dor, fadiga, ciúme, amor, revolução, classe social, tique, primavera, finitude, infinidade -e, antes de tudo: VIDA e, parafraseando assertivamente, o filósofo e esteticista francês Mikel Dufrenne (1910-1995): “La danse n’est rien d’autre que (…) le triomphe de la vie”

B) O DIA INTERNACIONAL DA DANÇA
Em 1982, o Comité Internacional da Dança de IIT fundou o Dia Internacional da Dança que será celebrado anualmente a 29 Abril, aniversário de nascimento de Jean- Georges NOVERRE (1727-1810), criador do Ballet moderno.
O fim do Dia Internacional da Dança é celebrar a Dança, revelar e relevar a universalidade desta forma de arte, atravessar todas as barreiras políticas, culturais e étnicas e de reagrupar as pessoas com uma linguagem comum – a Dança.

Anualmente, uma Mensagem de um coreógrafo ou de um dançarino/bailarino excepcional é difundido através do mundo. O autor da Mensagem é selecionado pelo IIT sobre a base das propostas do Comité Internacional da Dança, e a Mensagem é traduzida em numerosos idiomas e línguas e difundida no mundo inteiro.


Feito, em Lisboa, neste mês de Abril de 2021
Francisco FRAGOSO (Médico, Humanista e Intelectual Cabo-Verdiano)